Teste de comunicação com o serviço de consulta de pedidos e remessas utilizando o software SoapUI tanto pela rede externa quanto pela rede interna via VPN.

Teste de comunicação com o serviço de consulta de pedidos e remessas utilizando o software SoapUI tanto pela rede externa quanto pela rede interna via VPN.

  1. SoapUI

Para a criação deste documento utilizou-se a versão 5.5.0 do software acessível pelo endereço https://www.soapui.org/downloads/soapui.html.




Figura 1. Interface SoapUI


  1. Adicionando projeto

Ao clicar em SOAP, será solicitado para criação de um novo projeto. Um projeto funciona como um agrupador de requisições SOAP a fim de organizar a estrutura.


Figura 2. Criação do projeto SOAP



  1. WSDL – Rede interna

Para realização do teste em rede interna ou VPN, basta utilizar o seguinte endereço como WSDL no projeto SOAP. http://172.28.26.251:12830/SGAServico?wsdl.




                              Figura 3. Projeto SOAP para rede interna.

Caso o SoapUI não consiga comunicar com o endereço indicado, existem duas possibilidades de problema, sendo:

• A máquina que está rodando não tem acesso a rede interna.

• O serviço não está rodando

No segundo caso é necessário entrar em contato com a Scheffer para verificar o fato ocorrido.

  1. WSDL – Rede externa

Para realização do teste em rede externa, basta clicar com o botão direito sobre a pasta criada do projeto, e adicionar novo WSDL.




                                                                                                            Figura 4. Adicionando WSDL

O endereço disponibilizado pelo Grupo CRM para acesso externo é http://200.149.10.186:47294/SGAServico?wsdl.


Figura 5. Adicionando WSDL de acesso externo

Caso não seja possível comunicar com o serviço pelo acesso externo existem duas possibilidades de problema, sendo:

• Aconteceu algum problema no roteamento da rede externa para a rede interna do Grupo CRM.

• O serviço não está rodando.

No primeiro caso é necessário entrar em contato com a equipe da CRM.

No segundo caso é necessário entrar em contato com a Scheffer para verificar o fato ocorrido.

  1. Mensagens

Ambos os endereços apontam para o mesmo serviço da Scheffer, que disponibiliza uma interface com duas mensagens para comunicação, sendo:

• consultarPedido

• consultarRemessa

  1. Browser

É possível verificar a comunicação com o serviço através do browser também, apenas por acessar o endereço do WSDL.


Figura 6. Exemplo de acesso via browser